Se existe um jeans que realmente moldou a história da moda, esse jeans é a Levi’s® 501®. E não é a gente dizendo isso… é a cultura pop.
A 501® não é só a calça mais famosa da Levi’s®. Ela é o jeans mais icônico de todos os tempos, que já atravessou décadas, gerações, subculturas e guarda-roupas de gente muito estilosa e famosa.
Um pouco de história pra contextualizar
Tudo começou em 1873, quando Levi Strauss, um comerciante visionário de tecidos, se uniu ao alfaiate Jacob Davis para criar uma calça resistente o suficiente para trabalhadores da mineração e do campo feito com um tecido durável (o denim) e rebites metálicos nos bolsos. Foi ali qeu nascia o que viria a ser a 501® Original, mas ela só ganhou esse nome mais tarde, em 1890.
Só que a peça que era só um “uniforme” virou ícone. A 501® se transformou em sinônimo de liberdade, estilo e atitude. A gente sabe bem que ela é aquela peça que nunca sai de moda, justamente porque ela sempre esteve ali.
Por que a 501® é tão especial?
A mágica da 501® está no equilíbrio. Ela tem aquele jeitão que diz: “meu deus, essa pessoa não se esforça pra ter estilo”. É o tipo de jeans que molda o corpo com o tempo e é por isso que tanta gente coleciona modelos antigos, lavagens raras, versões customizadas
A 501® no cinema, nos palcos e nos clipes
A 501® é figurinha carimbada em filmes, videoclipes e séries. Já foi usada por:
- Marlon Brando em O Selvagem (1953): aquele visual de camiseta branca + jaqueta de couro + 501® definiu o “bad boy” moderno.
- Bruce Springsteen na capa do álbum Born in the U.S.A. (1984): jeans Levi’s® e rock ‘n roll em uma das capas musicais mais icônicas da história.
- Rachel Green (Jennifer Aniston) em Friends: sim, aquela mom jeans dela? Era uma 501® vintage.
- Uma Thurman em Kill Bill e até a Lady Gaga nos bastidores de clipes já foram vistas usando 501®. E quem lembra do Pharrell Williams remixando o clássico comercial da Levi’s® ao som de “Excuse Me Miss”, do Jay-Z? Puro suco dos anos 2000.
- A girl-band NewJeans, foi nomeada embaixadora global da Levi’s, estrelou uma campanha em que vestem versões customizadas da 501.
- A calça também viralizou entre os fãs da série Ransom Canyon da Netflix por ser usada pela personagem Quinn O’Grady, interpretada por Minka Kelly, tá??
Ah, e por falar em comerciais…
O comercial que virou lenda
Nos anos 80, um comercial da Levi’s® 501® entrou para a história: um cara entra em uma lavanderia, tira a roupa (fica só de boxer) e coloca a 501® na máquina, ao som de “I Heard It Through the Grapevine”, do Marvin Gaye.
Esse comercial, o launderette, ganhou uma releitura moderna com a Beyoncé (em 2024) como parte da campanha Live in Levii’s (onde a Queen B se juntou com a Levi’s para divulgar sua coleção exclusiva inspirada no estilo western do Cowboy Carter)!
oversized ou um suéter de gola alta.